[Fortaleza] Pirambu Digital busca formar jovens para desenvolvimento da região

Amanda Matos

O bairro do Pirambu foi classificado como o sétimo maior aglomerado subnormal urbano do Brasil segundo dados do Censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Uma população de 42.878 habitantes sofre com os problemas característicos desse tipo de área, sem deixar de buscar, no entanto, desenvolvimento para a região com projetos como o Pirambu Digital.

De acordo com o IBGE, um aglomerado subnormal urbano é todo “conjunto constituído de, no mínimo, 51 unidades habitacionais (casas, barracos, palafitas etc.) carentes, em sua maioria, de serviços públicos essenciais (abastecimento de água, disponibilidade de energia elétrica, destino do lixo e esgotamento sanitário)”. Apesar de sofrer com a deficiência desses recursos básicos, projetos como o Pirambu Digital, voltado para a população jovem, traz oportunidades para os moradores do bairro.

Criado em 2006 em uma parceria do Cefet – Pirambu, projeto de extensão do, na época, Centro Federal de Educação e Tecnologia do Ceará (Cefet – CE), com o Movimento Emaús, o Pirambu Digital tem o intuito de formar jovens do bairro na área de tecnologia da informação. Com essa qualificação, são maiores as oportunidades de trabalho, evitando assim o envolvimento da população com atividades ilegais.

Além da formação em tecnologia da informação, outros serviços oferecidos são cursos de informática básica, reforço escolar para crianças e aulas de música, teatro, dança, inglês e capoeira. É desenvolvido também o “Projeto Bila”, que oferece uma hora de acesso grátis a Internet para crianças que passarem a mesma quantidade de tempo lendo um livro.

Atualmente, o projeto está com suas atividades suspensas para a realização de reformas na sede. No último dia 15, o projeto também sofreu uma perda com o assassinado do seu vice-presidente, Hélio Pinheiro de Araújo Júnior, que trabalhava há três anos na cooperativa.

Para saber mais sobre os resultados do Censo 2010 sobre aglomerados subnormais, acesse: http://www.censo2010.ibge.gov.br/agsn/

One response to “[Fortaleza] Pirambu Digital busca formar jovens para desenvolvimento da região”

  1. Anônimo says :

    Amanda,

    Reduza o título, deixe-o mais objetivo. Fique atenta às palavras e informações repetidas, sem falar na pontuação e ortografia, tem umas coisinhas que precisavam de revisão mais apurada, como na palavra “assassinato” e não “assassinado”, como está no texto.

    O link para a página do Pirambu Digital não está funcionando, mas gostei de ter disponibilizado a pesquisa do IBGE e ainda um vídeo referente ao assunto.

    No mais, gostei dos outros elementos q vc acrescento e da própria abordagem, de mostrar uma iniciativa positiva.

    Abs!

Fala aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: