[Ceará] Segundo IBGE, Pirambu é 7º maior aglomerado subnormal do País

  A partir do último Censo Populacional feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, com uma população de 42.878 habitantes, o bairro fortalezense Pirambu foi considerado o sétimo maior aglomerado urbano subnormal do País e o maior do Estado.

  De acordo com o IBGE, para que se enquadre na categoria, o bairro deve ter em sua composição, pelo menos, 51 unidades habitacionais que possuem deficiências em sua infraestrutura e em seu cenário social, podendo ser barracos, palafitas, baixadas, favelas, mocambos e terrenos de propriedade alheia que foram ocupados.

   O bairro localizado na zona oeste da cidade de Fortaleza teve sua origem no final do século XIX, quando sertanejos migravam para a capital em períodos de secas no interior do Estado. Em decorrência dessa ocupação em regiões de intensa insalubridade, atualmente é perceptível a desordem em que as casas estão dispostas, com riscos de deslizamento.

   Problemáticas com o abastecimento de água também são presentes, aproximadamente 13% da população da comunidade tem que recorrer a outros tipos de recursos como cisternas, carros-pipa e poços para que tenham acesso à água. A coleta de lixo e o tratamento de esgoto, o qual abrange 81% dos habitantes, também são precários, o que pode trazer doenças, principalmente, às crianças, além disso, a rede elétrica mal estruturada acarreta riscos à segurança dos transeuntes do bairro.

    Ainda que tenha em sua organização diversas carências, o Pirambu é considerado um dos bairros que mais evoluiu nos últimos anos. O índice de criminalidade, apesar de ser um dos mais altos, diminuiu consideravelmente com a ajuda de projetos situados na comunidade, como o Vila do Mar, que abrange os bairros Pirambu, Cristo Redentor e Barra do Ceará e tem como proposta a urbanização e requalificação do litoral oeste de Fortaleza por meio de construção de novas casas, orlas, praças, erradicação de áreas de riscos, saneamento ambiental e outras intervenções.

  A Cooperativa Pirambu Digital, que visa incluir digitalmente os moradores do bairro, tem sido um importante instrumento de revitalização da comunidade, ganhando repercussão internacional por meio de ações como cursos de informática e distribuição de internet banda larga a um custo menor. Além disso, o Núcleo de Mediação Comunitária do bairro é considerado o pioneiro do país. Em declaração feita ao jornal Diário do Nordeste, a presidente do núcleo Maria Dalva dos Santos disse que “na década de 1990, o Pirambu era considerado um dos bairros mais conflituosos da Capital. A necessidade de uma ferramenta como essa era grande. Agora, é visível a redução da violência no bairro”. 

Confira matéria do G1 Ceará sobre o Censo 2010 e o bairro Pirambu.

Pirambu, em Fortaleza, é 7º maior aglomerado do país, diz IBGE

Bárbara Rocha.

One response to “[Ceará] Segundo IBGE, Pirambu é 7º maior aglomerado subnormal do País”

  1. Naiana Rodrigues says :

    Oi, Bárbara,

    Gostei do recurso do link logo no lide, contudo, o primeiro parágrafo é composto de uma única frase, assim como o segundo. Lembre q se trata de internet, e as frases devem ser curtas e ter entre duas a duas linhas e meia.

    “Em decorrência dessa ocupação em regiões de intensa insalubridade, atualmente é perceptível a desordem em que as casas estão dispostas, com riscos de deslizamento. ” Nessa colocação, não fica claro o motivo do risco de deslizamento, a desordem das casas não é a razão, mas sim a ocupação desordenada de áreas na faixa de praia ou no encosto das dunas, estas que hoje mal figuram na paisagem do bairro, uma prova do efeito dessa ocupação sem ordem.

    “A coleta de lixo e o tratamento de esgoto, o qual abrange 81% dos habitantes, também são precários, o que pode trazer doenças, principalmente, às crianças, além disso, a rede elétrica mal estruturada acarreta riscos à segurança dos transeuntes do bairro. “. Esse trecho tb poderiua ser quebrado em duas frases.

    O parágrafo seguinte tb tem frases longas.

    Gostei mto da opção do link para outra matéria ao final.

    A matéria tem mtas informações. O que vc precisa melhorar é a forma, texto mais enxuto, pelo menos no que diz respeito à organização das frases.

Fala aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: