Ceará] Pirambu está entre os sete maiores aglomerados populacionais do país

Comunidade concentra mais de 10% da população que vive em áreas de risco na capital cearense

 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulgados pelo último censo urbano de 2010 revelam que mais de 42 mil pessoas vivem em áreas irregulares no Grande Pirambu, Zona Oeste da capital cearense. O valor corresponde a mais de 10% do número oficial de habitantes que vivem em áreas de risco em Fortaleza e coloca a comunidade entre os sete maiores aglomerados urbanos subnormais do país.

Segundo o IBGE, são considerados aglomerados subnormais, conglomerados urbanos equivalentes a favelas, mocambos, comunidades, palafitas e outros que contenham no mínimo cerca de 50 unidades habitacionais, entre barracos e casas, que ocupem uma área, pública ou particular, desordenadamente e carente de serviços públicos básicos.

De acordo com o Instituto, o Pirambu, localizado na periferia de Fortaleza, já é o sétimo maior aglomerado urbano desse tipo no Brasil, com uma densidade demográfica que chega aos 256,49 habitantes por km². O bairro conta com cerca de 11.500 domicílios, dos quais, 1.514 ainda não possuem abastecimento de água e mais de 2.900 não têm acesso aos serviços de limpeza urbana. Ainda segundo o levantamento do censo de 2010, 716 moradias da comunidade não possuem sequer energia elétrica. Em todo o Ceará, esse número salta para 112 mil residências, conforme dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Criado por volta da década de 60, o Grande Pirambu concentra uma população que ultrapassa os 300 mil habitantes, englobando bairros como a Barra do Ceará, o Pirambu e o Cristo Redentor. Atualmente, projetos de infraestrutura urbana financiados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo Federal, estão viabilizando obras de saneamento e regularização de moradias nos três bairros.  Até 2011, o projeto Vila do Mar, por exemplo, já havia promovido mais de 1.600 melhorias habitacionais em residências da região.

 

Por Paulo Jefferson P. Barreto

One response to “Ceará] Pirambu está entre os sete maiores aglomerados populacionais do país”

  1. Naiana Rodrigues says :

    Olá, Paulo Jefferson,

    O título está perfeito. Seu texto, talvez por conta do estágio, segue o estilo econômico, com mtas informações numéricas. Para a área, é ótimo! O que me incomodou foi o lide rígido, começando logo com o “de acordo com o IBGE”. Esse era o momento em que vc poderia fugir um pouco dessa estrutura.

    Fique atento aos parágrafos com frases longas. Tem um parágrafo que é composto de uma única frase. Ele poderia ser quebrado em, no mínimo, duas. Senti falta de vc explicar do que se trata o Vila do Mar, vc o cita, mas não diz o que é.

    No mais, o texto está bem estruturado e muito claro!

Fala aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: