[Censo 2010] Pirambu é o 7º maior aglomerado populacional do Brasil, diz IBGE

O bairro Pirambu ocupa o 7º lugar no país em ocupações irregulares, segundo dados do censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado na quarta-feira (21). De acordo com a instituição, a comunidade fortalezense de 42.878 habitantes é um dos 6.329 aglomerados subnormais existentes no Brasil na época da pesquisa. Essa classificação abrange favelas, baixadas e invasões, áreas frequentemente menos propícias à urbanização.

O Pirambu já surgiu como um assentamento irregular, quando ao final do século XIX Fortaleza recebeu uma leva de refugiados da seca que assolava o interior. A área cresceu ao longo dos anos e hoje ocupa cerca de 580 km². A estrutura do bairro revela a falta de planejamento de sua expansão. As ruas não seguem um padrão de largura ou nivelamento. Segundo o IBGE, dos 11.522 domicílios da comunidade categorizados como aglomerado subnormal, 1.514 ainda não possuem abastecimento de água, 354 não têm energia elétrica e 232 não utilizam o serviço de limpeza.

Comunidade do bairro Pirambu

Com informações dos anos de 2007 a 2009, foi realizado um estudo da criminalidade e da violência vivenciada pela população que habita os bairros da Secretaria Executiva Regional I (SER I), que compreende o Pirambu. A pesquisa foi feita pelos Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética (Labvida) e Laboratório de Estudos da Conflitualidade e Violência (Covio), ambos da Universidade Estadual do Ceará (Uece), e o Laboratório de Estudos da Violência (LEV), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Segundo a publicação, em 2009 foram registradas no bairro 200 ocorrências de furtos, 481 de roubos, 135 de lesões corporais e 24 de mortes violentas, em que 12 delas são homicídios.

Para combater essa realidade, há projetos de apoio e desenvolvimento específicos para a comunidade do Pirambu, como ACARTES e Pirambu Digital. A Academia de Ciências e Artes (ACARTES) é uma ONG do Governo Federal e desde 2002 trabalha voltada para cultura, através da formação de jovens e adolescentes em linguagens artísticas como cinema, vídeo, artes plásticas e teatro. Já o Pirambu Digital desenvolve projetos voltados para a área de tecnologia e de inclusão sócio-digital para a população do bairro.

Andressa Souza

One response to “[Censo 2010] Pirambu é o 7º maior aglomerado populacional do Brasil, diz IBGE”

  1. Naiana Rodrigues says :

    Andressa,

    No título, a expressão “diz IBGE” é dispensável, pois no antetítulo vc já anuncia que se trata de uma matéria sobre o Censo que, é de senso comum, é realizado pelo IBGE.

    O parágrafo em que vc traz dados da pesquisa sobre violência ficou descontextualizado. Faltou uma “introdução”, uma frase que unisse a questão da urbanização desordenada com a violência.

    Senti falta de vc explicar mais o que é o Pirambu Digital, a exemplo da explicação que deu para a Acartes.

    O texto ficou enxuto, mas as informações, apesar de se relacionarem, não estão dialogando. Parecem blocos isolados de informações. Esse é exatamente o desafio do texto para internet, ser objetivo, veloz e, ao mesmo tempo, fluido, quer dizer, contínuo e coerente.

Fala aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: