[Ceará] Pirambu é o 7º colocado em ocupações irregulares do país

O Censo Populacional de 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (21), considera o bairro Pirambu, localizado no litoral oeste de Fortaleza, o 7º do país em ocupações irregulares. A localidade é avaliada como o maior aglomerado do Ceará, registrando o dobro de habitantes da comunidade Lagoa do Coração, que ocupa o segundo lugar como aglomerado subnormal do Estado.

Com 42.878 pessoas vivendo em áreas de risco, o Pirambu apresenta um histórico que contribui para a apresentação desse quadro. Sua ocupação inicial, ainda no século XIX, já se caracterizava pela formação de aglomerados, quando levas populacionais vieram do interior do estado do Ceará, fugindo da seca. A partir da década de 30, o problema tornou-se visível, e as condições precárias acentuaram-se.

Os aglomerados subnormais, popularmente conhecidos como favelas, incluem áreas de mangue, faixas de praia ou outras Áreas de Proteção Ambiental, e estão sujeitos a riscos sociais e naturais. Em 2006, uma ressaca marítima deixou oito famílias desabrigadas no Pirambu e provocou alerta nos demais moradores da área.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento (Sepla), o bairro apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano por Município (IDHM) de 0,391, número considerado baixo para os padrões. O nível de escolaridade (0,293) e a renda familiar (0,062) justificam o IDHM, expondo a situação de descaso em que se encontra o Pirambu.

Uma das propostas de revitalização do bairro teve início com o Projeto Costa Oeste (Vila do Mar), concebido ainda em 2002, no governo Lúcio Alcântara. Produto de uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal, o projeto visa resgatar a comunidade do litoral oeste de Fortaleza, beneficiando-a com saneamento, novas moradias e projetos sociais. A finalização do projeto é uma das principais expectativas dos moradores.

Roberta Souza

One response to “[Ceará] Pirambu é o 7º colocado em ocupações irregulares do país”

  1. Naiana Rodrigues says :

    Roberta,

    Seu texto está perfeito, nem vírgula em lugar errado encontrei. Gostei mto do que vc escolheu como link e da fluidez do texto, que mantem o dinamismo e encadeamento coerente. Enfim, só tenho que parabenizá-la!

Fala aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: