Bairro de Fortaleza é o 7º mais povoado do país

Pesquisa do IBGE mostra o Pirambu como maior aglomerado do Estado e aponta dados que comprovam os problemas da ocupação desordenada.

De acordo com o mais recente censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o bairro do Pirambu é o maior aglomerado subnormal urbano do Ceará, ficando em sétimo lugar em comparação com todos os municípios do país. No bairro, localizado no litoral oeste de Fortaleza, vivem 42.878 pessoas em ocupações irregulares, o que corresponde a mais de 10% do número total de pessoas que moram em áreas de risco na capital cearense. Em primeiro lugar no ranking do IBGE ficou a favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, com 69.161 moradores.

De acordo com o instituto, são considerados conglomerados subnormais conjuntos de no mínimo 51 domicílios considerados carentes. No Pirambu, essa carência de estrutura de habitação está relacionada à falta de acesso da população da comunidade à serviços públicos básicos e essenciais, comprovada pelos dados da pesquisa. Ainda segundo o IBGE, 19% da população não possui esgotamento sanitário. São 2.173 famílias sobrevivendo sem saneamento básico, o que expõem as pessoas ao risco de doenças devido aos esgotos à céu aberto que escorrem pelas ruas sem nenhum tratamento. Dos 11.522 domicílios, 1.514 ainda não possuem abastecimento de água.

A pesquisa, realizada no ano de 2010, aponta Fortaleza como a 5ª capital em concentração de aglomerados urbanos. Em todo o Ceará são 226 áreas de ocupação irregular, distribuídos em 14 municípios. Os estados com maiores números de aglomerados subnormais são São Paulo, com 2.087, Rio de Janeiro, com 1.332 e Minas Gerais, 372. No país, os números são de 6.329 aglomerados subnormais em 323 municípios. São 11.425.644 pessoas expostas aos problemas do crescimento desordenado de cidades não planejadas, pela falta de estrutura das moradias e da não urbanização das áreas onde estão localizadas.

Jessica Maria Viana

Tags:

One response to “Bairro de Fortaleza é o 7º mais povoado do país”

  1. Naiana Rodrigues says :

    Jéssica Maria,

    Faltou o antetítulo. Além disso, o título está mto vago. Coloque logo no título qual bairro é o mais povoado.

    Não há necessidade do abre, pq ele acabará repetindo informações postas no lide.

    Atenção para um revisão ortográfica e gramatical.

    “não urbanização das áreas onde estão localizadas.” Não se trata de não urbanização, mas de má urbanização.

    Vc trabalhou bem os dados da pesquisa, inserindo o Ceará no panorama brasileiro, é uma opção para uma cobertura factual.

    Apesar de vc recorrer a frases curtas, seus parágrafos, visualmente, aparecem longos. Talvez, fragmentar mais o texto, em parágrafos mais curtos, mesmo que recorra a dois parágrafos para tratar de um mesmo tópico, deixaria seu texto mais dinâmico em termos de formato.

    Senti falta do link, recurso mínimo para uma publicação na internet.

Fala aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: