[CEARÁ] Pirambu é bairro mais populoso do Estado

Segundo dados divulgados do Censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), nesta quarta-feira (21), o Pirambu é o maior aglomerado urbano do Estado do Ceará. O bairro é também o 7º colocado em densidade populacional do país, com um total de 42.878 habitantes.

O Pirambu é o bairro mais populoso da cidade de Fortaleza desde a década de 60, quando começou a ser ocupado por imigrantes que fugiam da seca de 1958 e se instalaram em assentamentos no litoral oeste da cidade. Até hoje, a localidade representa 10,8% de moradores que vivem em ocupações irregulares de Fortaleza.

Outros dados divulgados pela pesquisa do IBGE estão relacionados com a história de poucas condições de habitação e de desenvolvimento econômico da região. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM), de apenas 0,391, está entre os 10 piores dos bairros da capital cearense. Também são baixos os níveis de escolaridade (0,293) e de renda média em salários mínimos do chefe da família (0,062).

Com 50 anos de história, o Pirambu apresenta o maior número de moradores vivendo em áreas de risco, ou seja, habitações sujeitas à ação do homem ou da natureza. Nas favelas que ocupam a faixa de praia, as famílias estão expostas ao avanço da maré, deslizamentos de encostas e outras questões de insegurança.

Os riscos relacionados à ação do homem também são frequentes no bairro, principalmente referentes à violência nas ruas. No último dia 17 de abril, o vice-presidente da cooperativa Pirambu Digital, Hélio Pinheiro, foi assassinado na porta de casa com quatro tiros de revólver, provavelmente quando reagia a um assalto. A cooperativa Pirambu Digital realiza projetos sociais com o objetivo de gerar renda e educação no bairro, através de atividades e serviços na área de informática. Segundo a presidente da entidade, Jocilda Ribeiro, em matéria do jornal O Povo, só em 2011 foram atendidos 4.600 jovens e crianças em cursos de informática, pré-vestibular, inglês e reforço escolar.

Apesar dos baixos indicadores sociais, a presidente da Federação do Movimento Comunitário do Pirambu, Maria Dalva dos Santos, declarou ao jornal Diário do Nordeste, que o bairro alcançou muitas conquistas, entre elas a redução do índice de violência urbana e o aumento do nível de conscientização da população.

O Projeto Costa Oeste, criado ainda no governo Lúcio Alcântara, apresenta uma proposta de requalificação urbana e ambiental do litoral oeste de Fortaleza, que atinge diretamente a comunidade do Pirambu. O objetivo do projeto é a inclusão social das famílias que habitam a orla da cidade e a melhoria das condições de habitação, mas, atualmente está paralisado devido ao embargo da Prefeitura de Fortaleza.

Veja notícia do portal Jangadeiro Online sobre o Censo 2010: http://www.jangadeiroonline.com.br/ceara/bairro-do-pirambu-e-o-7-do-pais-em-ocupacoes-irregulares/

Camila Aguiar

One response to “[CEARÁ] Pirambu é bairro mais populoso do Estado”

  1. Naiana Rodrigues says :

    Camila,

    Sua matéria ficou mto boa. O lide está ótimo. Talvez só o link mto longo em relação à morte do rapaz lá do Pirambu Digital, o link podia ser somente no nome dele, por exemplo.

    Também é dispensável a parte do leia mais no… ao final do texto. No caso, talvez fosse mais interessante um link para outra instituição, para a página do projeto Pirambu Digital, mas não pra outra matéria, pq a contextualização do tema vc já fez no texto.

    No mais, parabéns pelo ótimo texto!

Fala aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: