Passeio Público: revitalizado ou maquiado?

Homem descansa na tranquilidade da Praça dos Mártires

As reais melhorias na praça, além do que se vê na publicidade

Famílias felizes, crianças sorrindo, jovens utilizando notebook sem medo de assalto.  São essas as cenas mostradas na recente propaganda da prefeitura que apresenta  o Passeio Público de Fortaleza. O vídeo traz uma imagem diferente da praça conhecida por muitos anos pelos cidadãos fortalezenses. Uma recente revitalização foi feita no local e tem garantido segurança e diversão para seus frequentadores. O objetivo da reforma é acabar com a fama de ponto de prostituição e uso de drogas do local.

A Praça dos Mártires, ou Passeio Público, é a mais antiga praça da cidade de Fortaleza. O local é arborizado e tem ampla vista para o mar. A clássica história do local é famosa pelas execuções de “heróis” na Confederação do Equador e pelas primeiras partidas de futebol realizadas no estado. Porém, na história recente, a fama veio por conta dos “seres marginalizados” da sociedade que habitavam o local e o tornava um espaço de risco para os visitantes.

Diferente das outras duas histórias, há uma nova sendo escrita no local. O Passeio agora é uma área cheia de atrativos: feijoada aos sábados, internet wifi e atividades artísticas, como vem mostrando a Prefeitura. A primeira reação do público pode ser acreditar que o local foi “maquiado” para aparecer melhor e, de fato, foi. Os bancos quebrados e o piso irregular comprovam isso, porém grande parte das melhorias são reais.

O administrador Paulo César da Silva fala com orgulho do Passeio e garante que agora o local tem segurança 24 horas. “Quando não tem evento, os portões são fechados às oito horas e só ficam os guarda aqui dentro. A praça agora é segura”.

Há guardas municipais circulando, funcionários limpando o local e cuidando da vegetação. O quiosque foi reformado e há inclusive banheiros públicos. Além da beleza mostrada na televisão, há programação cultural em quase todos os dias da semana como, por exemplo, projetos musicais, oficinas de artesanato e projetos teatrais.

O estudante de teatro do IFCE, Jean Alves, conta que sua turma realizará apresentações da peça de formatura no Passeio Público. “Nossa opção foi ter a cidade como palco e eu me sinto mais seguro aqui do que lá fora. Nos apresentaremos na quarta feira, dia 21”. Seus colegas de curso disseram também que a escolha deve-se ao valor histórico do local e que isso só foi possível pelo novo clima tranquilo do Passeio.

Há quem ainda não esteja satisfeito com o local, a vendedora de cosmético Marluce Campos, contou que a propaganda mentiu muito “eu já cai uma vez aqui e ia quebrando a munheca, aqui tem buraco igual o resto da cidade.”.

O Passeio Público ainda necessita de alguns reparos estruturais, mas as melhorias do local denotam o resgate do centro como eixo cultural da cidade. Além das atividades culturais na Praça dos Mártires, outros espaços estão sendo utilizados para a realização de apresentações e festas. Observa-se nessas iniciativas a tentativa de recuperar o Centro da cidade como um espaço de convivência e de cultura.

One response to “Passeio Público: revitalizado ou maquiado?”

  1. lidesealgomais says :

    A matéria ficou interessante, tranquila como o Passeio Público. Precisa de uma revisão. Algumas palavras ficaram sem o plural, vírgulas fora do lugar. Prefeitura se escreve com “P” e Centro, com “C”, nomes próprios, ñ deveria estar dizendo isso pra vcs. O video ficou ótimo, edição básica. É isso mesmo. Só a foto que ñ tem muita informação. Faltaram ainda os créditos da foto e a a assinatura da matéria.

    Nota: 9,0

Fala aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: