Cine São Luiz se prepara para voltar à cena

O Governo do Estado do Ceará tornou público um dos maiores patrimônios históricos do centro de Fortaleza, o Cine São Luiz, que está sem funcionar há três anos

Fachada danificada do Cine Theatro São Luiz no centro de Fortaleza

O Cine São Luiz foi inaugurado em 1958 e por muito tempo fez parte da vida cultural da sociedade fortalezense. Comprado por R$ 2,2 milhões pelo Governo do Estado do Ceará no último mês de outubro, o patrimônio histórico tenta se reerguer da desvalorização que ganhou nos últimos anos. A Secretaria de Cultura do Estado (SECULT-CE), que ocupará os andares de cima do prédio, afirmou que os planos são de transformar o São Luiz em uma nova fonte de cultura. O Cine, que ainda está em processo de licitação, receberá diversos eventos, como shows, espetáculos de teatro, festivais de cinema, bem como lançamentos cinematográficos.

Palco durante anos de festivais como o Nóia e o Cine Ceará, tão importantes para o cinema nacional, o Theatro São Luiz veio perdendo com o tempo o seu brilho devido a desvalorização do centro da cidade, assim como ao surgimento de shoppings centers por toda Fortaleza com cinemas de alta tecnologia.

Antônio Severiano Barros, 88 anos, professor aposentado da Universidade Federal do Ceará, conta que participou da inauguração do Cine Theatro São Luiz, em 1958. “O bonde passava na Praça do Ferreira. Toda semana eu vinha pra cá”, relembra Severiano. “Era uma estrutura muito bela, muito rica, que atraía, também, muitas pessoas de fora, de outras cidades. E nós não tínhamos muitas outras opções de entretenimento na época. O São Luiz era, sem dúvidas, o que havia de melhor. Hoje em dia, não se tem mais nada. O centro da cidade perdeu o charme, está desvalorizado. Só temos pornografia”, explica o aposentado.

Se o Theatro foi de grande importância na vida da velha geração de Fortaleza, hoje não mais abarca o público de jovens. A estudante Karolynne Maia, 21 anos, afirma não poder ter tido muito contato com o espaço. “Fui algumas vezes, tanto por conta do cinema mesmo, como por alguns festivais. Apesar de haver uma estrutura realmente muito bonita, também havia bastante poeira nas poltronas e o ar-condicionado não funcionava adequadamente às vezes deixando o calor insuportável ali dentro. O barulho que vinha de fora também atrapalhava bastante. Era um tanto desconfortável. Acho que as tecnologias mais avançadas dos cinemas dos shoppings acabaram por ofuscar o Cine São Luiz, embora nenhum outro possua o charme e a beleza dele”, conta a estudante.

As negociações do Governo do Estado com a família Severiano Ribeiro, detentora do Cine São Luiz, começaram em agosto de 2010, mas foram oficializadas apenas em outubro de 2011. A mudança das salas da Secretaria de Cultura para o prédio, que estavam previstas inicialmente para Junho deste ano, deve acontecer ainda essa semana. “Devia ter sido entregue semana passada, mas por causa de uns probleminhas aqui a gente teve que adiar”, informa o carregador de obras Dutimório Alves, que trabalha na construção. Quanto ao Cine São Luiz, a SECULT não tem nenhuma previsão de funcionamento.

Felipe Martins e Gleyce Any Castro

One response to “Cine São Luiz se prepara para voltar à cena”

  1. lidesealgomais says :

    Meninos, a matéria ficou muito boa e vcs deram muita sorte mesmo com a fonte. Vcs usam muito o Teatro São Luiz ao longo do texto. Sei q ele é um cine-teatro, porém é mais conhecido na cidade como Cine, então, prefira usar o que é mais comum. Vcs tb entrevistaram uma fonte que identificaram como “carregador de obras”, não seria encarregado de obras? Atenção, erros como esse dificultam a compreensão do texto, que precisa tb de uma revisão ortográfica e gramatical. Gostei do vídeo curtinho com o off. A foto está legal, mas a legenda é redundante, estamos vendo que a fachada está velha e feia, vc poderia ter dito outra informação, como: “Cinema que já foi palco de grandes festivais, o Cine São Luiz está fechado à espera de nova ocupação”

    Nota: 9,0

Fala aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: