A busca da fé no Centro

Engana-se quem pensa que a concentração de pessoas no Centro da cidade está restrita ao comércio. O número de frequentadores das igrejas é grande e seus perfis são diversificados.

O Centro de Fortaleza capta a diversidade religiosa presente na cidade. É possível encontrar igrejas católicas, evangélicas, adventistas e centros de umbanda. Uma característica da manifestação religiosa no centro são as pessoas que pregam o Evangelho nas praças e buscam novos adeptos para sua crença. As igrejas católicas ainda são as mais conhecidas pela população, pois são constantemente usadas como ponto de referência para encontrar outros pontos do Centro.

Na Igreja Coração de Jesus o fluxo de fiéis é intenso. As pessoas costumam entrar na igreja, como forma de pedir proteção para o dia.

Cícera Almeida reza para N. Sra. da Imaculada Conceição na Igreja Coração de Jesus.

Para Cícera Almeida, moradora do bairro Curió, passar nas igrejas já virou uma tradição. Apesar da distancia, sempre que pode ou sempre que sobra dinheiro, ela vai ao centro para visitar as igrejas católicas. “Onde tem igreja eu entro, para agradecer a Deus”, conta dona Cícera, que prefere as igrejas do Centro, pois são maiores e têm uma beleza diferente.

A Praça José de Alencar representa bem a diversidade de religiões do Centro. Aquela região abriga a Igreja do Patrocínio, a Universal do Reino de Deus e ainda as pessoas que pregam nas praças. Logo no inicio da praça é possível encontrar pessoas que representam o ministério da igreja Assembleia de Deus e que realizam um louvor diário. Eles montam o som e divulgam sua crença através da música e vendem cds para arrecadar dinheiro.

Ainda na Praça José de Alencar, o Pastor Nayen de Melo, da Assembléia de Deus Nova Vida, recolhe o nome de pessoas e leva ao monte para orar, prometendo o fim das doenças, problemas financeiros e espirituais. Ele está na praça todos os dias, das 9h às 17h. O pastor conta que foi chamado por Deus para desenvolver esse trabalho na praça, pois o público lá é diferenciado, ”tem drogado, tem assaltante, tem prostituta”.

Lívia Marques e Thinayna Máximo

One response to “A busca da fé no Centro”

  1. lidesealgomais says :

    Meninas, o texto da matéria ficou ótimo. Precisa apenas de uma revisão de pontuação e de ortografia. Tb senti falta apenas de mais uma fonte. Vcs ouviram católicos, evangélicos, mas, a meu ver, ficou faltando os umbandistas, q tb existem aos montes no Centro e tem uma tradição forte em nosso Estado. O vídeo tb ficou curto demais, a fala do pastor é cortada sem nem mesmo ele concluir. Atenção para isso, nas próximas vezes.

    Nota: 9,0

Fala aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: